Tecnologia LED e sustentabilidade ambiental

Tecnologia LED e sustentabilidade ambiental

A sustentabilidade é uma das maiores preocupações da atualidade para a grande maioria dos negócios. Com a evolução e surgimento das novas tecnologias, a sustentabilidade se torna cada vez mais fácil. Isso fica ainda mais acessível graças a tecnologias como o LED, que motivam investimentos em sustentabilidade sem perder eficiência. Conheça a relação entre LED e sustentabilidade.

Economia do LED e sustentabilidade

Os projetos de iluminação em LED são, cada vez mais, implementados em diversos tipos de negócios. Os motivos para isso vão além da busca por tecnologia barata a longo prazo. Muitas vezes, o uso do LED está alinhado às questões de sustentabilidade.

Quando se fala em iluminação, tecnologia de LED e sustentabilidade são assuntos inseparáveis, pois esse tipo de lâmpada se tornou não somente tendência, mas também referência na área.

Mais caras, porém, mais eficientes

A principal crítica às lâmpadas de LED é referente a seu preço, mas, fora isso, ela vale cada centavo do investimento. Apesar de mais caras, lâmpadas LED duram mais do que as fluorescentes e incandescentes, consumindo menos da metade da energia gasta por estas. Ou seja, investir em LED trará um grande retorno a longo prazo.

Por esse retorno a longo prazo e pelo consumo de energia extremamente menor do que as lâmpadas normais, já dá para entender o porquê de o LED e a sustentabilidade serem conceitos inseparáveis.

Aplicações da tecnologia LED

O LED se tornou um símbolo da sustentabilidade global, adotado não apenas em locais privados, como indústrias e residências, mas também na infraestrutura pública, na busca por economia de energia em semáforos e postes de ruas.

É previsto que seja simples questão de tempo a total substituição das lâmpadas comuns que usamos atualmente pelas lâmpadas de LED, que possuem eficiência até 95% maior e ainda por cima conseguem ser lâmpadas bem mais sustentáveis e práticas.

Radiação das lâmpadas e sua saúde

Outro ponto importante para destacar: as lâmpadas LED não transmitem calor pelo facho luminoso, ou seja, elas não esquentam o ambiente. Além disso, elas não geram radiação ultravioleta, muito comum nas lâmpadas fluorescentes. Sua única alteração no ambiente é a iluminação.

Com isso, temos também uma versatilidade bem mais elevada para essas lâmpadas. Elas já são usadas até mesmo em aparelhos móveis, como flash para celulares, lanternas para uso geral, luminárias para casa, lâmpadas para mesa de desenho, e cada vez mais expande-se o uso dessa incrível tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *