Janelas iluminadas de um prédio comercial | Muito mais que um regulador de luz: você conhece o sistema DALI?

Muito mais que um regulador de luz: você conhece o sistema DALI?

Apagar as luzes automaticamente quando um ambiente estiver vazio pode poupar aproximadamente 30% de energia de um edifício. Regular a iluminação para que ela aproveite a luz do dia de forma inteligente pode economizar outros 20%. Essas e muitas outras funcionalidades podem ser geridas pelo sistema DALI, um protocolo regulador de luz totalmente digital e facilmente adaptável a diferentes projetos luminotécnicos.

Uma das principais características desse regulador de luz é a capacidade de dimerização das luzes. Isso, no entanto, também é possível em sistemas analógicos. O diferencial desse protocolo é a capacidade de trocar dados com todos os pontos do sistema. Isso possibilita que a automação seja altamente personalizável.

Sistema DALI

DALI significa Digital Addressable Lighting Interface. Em tradução livre para português: Interface Digital de Iluminação Endereçável. É um sistema digital de controle inteligente da iluminação dos ambientes que possui comunicação bidirecional.

Com isso, a atuação do protocolo vai além dos comandos aos componentes da iluminação. O controle central também recebe diversos dados. Para que haja essa troca de informações, osistema possui componentes como dimmer, programação e sensores de luz e de movimento.

Troca de informações

Cada lâmpada, luminária ou sensor do sistema de iluminação funciona como um endereço. Esses pontos são ligados uns aos outros e ao controlador DALI por meio de cabos simples.

Caso alguma parte do sistema apresente defeito — como, por exemplo, uma lâmpada queimada —, essa informação é recebida pelo controlador central. Caso um ambiente fique vazio, o sensor de movimento faz o mesmo: envia esses dados para que o regulador de luz apague as lâmpadas.

Vantagens do DALI

Sensores de movimento são comuns em quase todos os edifícios, o diferencial desse sistema é a integração entre os endereços. Em vez de um sensor ser responsável por uma lâmpada, todos os sensores do edifício e todas as lâmpadas se integram.

A integração dos elementos possibilita a atuação em grupos de lâmpadas ou de luminárias e a criação de possíveis cenários que serão reproduzidos por todo o prédio, a depender da situação.

Algumas salas podem aproveitar mais a luz do dia do que outras. O sistema, portanto, pode ser regulado para desperdiçar menos energia nesses lugares.

Mais do que isso: algumas mesas são mais próximas das janelas e, por conta disso, necessitam de menos iluminação. Essa também é uma possibilidade que pode ser programada.

Tudo isso com a atuação conjunta de vários sensores de iluminação e de luzes dimerizáveis, isto é, que podem ter sua intensidade regulada por meio de um dimmer
.

Economia com o regulador de luz

Um edifício não pode manter todas as suas lâmpadas acesas o tempo todo. Por outro lado, também não pode acendê-las uma a uma através de interruptores.

Uma das possibilidades é que todo o sistema seja acionado apenas no horário marcado para começar as atividades no local. No entanto, nem todas as salas começam a ser usadas ao mesmo tempo. Uma iluminação inteligente, nesse caso, pode representar uma economia de até 5% no custo total com iluminação.

  • As possibilidades não param por aí: apagar as luzes quando a sala está vazia pode reduzir esses gastos em outros 30%;
  • aproveitar a luz natural e, com isso, utilizar menos luz artificial em determinados locais e horários economizam mais 20%;
  • outras ações, como evitar o excesso de iluminação e reduzir a luz em áreas de circulação e de repouso, também podem poupar de 10% a 15%;

O resultado disso são gastos reduzidos em aproximadamente 50%. E tudo feito com possibilidades criadas pelo protocolo DALI.

Perfis de LED adaptados ao Sistema DALI

O Studio PD LED possui uma grande variedade de perfis de LED, todos compatíveis com o sistema DALI. Essa é uma forma moderna e tecnológica de iluminar os ambientes e que pode ser utilizada de diversas formas: móveis, pendentes, embutidos etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *