O que é lúmen? Aprenda como calcular essa unidade de medida!

O que é lúmen? Aprenda como calcular essa unidade de medida!

Você sabe o que é lúmen? Para explicar de maneira simples, lúmen é a quantidade de luz que uma lâmpada emite e que nossos olhos conseguem perceber. Ou, em uma linguagem um pouco mais técnica, é o fluxo luminoso emitido pela lâmpada. Quanto maior a quantidade de lúmen indicado na embalagem, mais ela ilumina.

Existem diversas maneiras de produzir luz: LED, fluorescente, incandescente, vapor de sódio, vapor de mercúrio etc., e cada uma delas têm suas próprias características. Mas, independente das suas diferenças de consumo, tamanho ou potência, quanto maior o número de lúmens, maior é seu fluxo luminoso e sua capacidade de iluminar um ambiente.

Esse é um passo muito importante para que um projeto de iluminação em LED seja eficiente.

O que é Lúmen (lm)?

O lúmen é uma unidade de medida indicada pelas letras lm que serve para padronizar as diferentes lâmpadas quanto à sua luminosidade. Com essa medida, é possível, por exemplo, determinar a eficiência energética de um produto ou a quantidade de luz que um ambiente necessita para funcionar adequadamente.

Qual a diferença entre Lúmen e Watts?

É importante destacar que lúmens e watts se complementam, mas são diferentes. Enquanto o Lúmen é a unidade de medida da luminosidade, o Watts é a unidade de medida para calcular o consumo de energia de uma lâmpada.

O sistema LED, considerado o mais econômico atualmente, tem lâmpadas que consomem entre 4W e 19W. Uma lâmpada incandescente, por exemplo, pode ter consumo superior a 200W.

Lúmens e watts são unidades de medida que devem ser consideradas em conjunto para saber a eficiência de uma lâmpada.

O que é eficiência luminosa?

Eficiência luminosa é a relação entre a quantidade de luz que uma lâmpada produz (em lúmen) e a quantidade de energia que ela consome (em watt). Quanto mais lúmens por watt, mais eficiente é o produto. Um exemplo: para emitir aproximadamente 1000 lúmens, uma lâmpada LED precisa ter potência de 9 watts, enquanto uma fluorescente precisa ter 18W de potência e uma incandescente, 70W.

Esse é um dos principais motivos da popularização das lâmpadas LED: ela é mais eficiente, ou seja, produz mais luz gastando menos.

Qual é a importância desse conhecimento para um projeto luminotécnico?

Saber a quantidade de lúmens e watts de cada lâmpada é essencial para elaborar um projeto luminotécnico eficiente, que produza o nível de claridade esperado para cada ambiente, de forma econômica. É importante destacar que, em um projeto bem organizado, não haverá o excesso nem a falta de luz, pois ambos geram muito desconforto às pessoas que utilizam o ambiente.

Todos os pontos de iluminação serão levados em consideração no projeto luminotécnico. Por exemplo: lâmpadas que irão iluminar completamente um ambiente precisam apresentar uma intensidade luminosa maior do que lâmpadas que serão usadas em luminárias, abajures ou sancas.

Qual é a diferença dos lúmens nas lâmpadas LED, fluorescentes e incandescentes?

Na verdade, existe diferença entre a eficiência de cada uma dessas lâmpadas, já que cada uma delas consegue emitir mais lúmens para cada watt consumido de energia. Confira as informações abaixo:

  • Lâmpadas incandescentes — Produzem, em média, 14 lúmens para cada watt consumido (eficiência de 14lm/W).
  • Lâmpadas fluorescentes — Produzem, em média, 50 lúmens para cada watt consumido (eficiência de 50lm/W).
  • Lâmpadas de LED — Produzem, no mínimo, 85 lúmens para cada watt consumido (eficiência de 85lm/W).

As lâmpadas de LED são muito mais eficientes do que as outras, gerando mais luminosidade com menor gasto de energia, refletindo em excelentes índices de economia.

Studio PDLED — Produtos de Qualidade

O Studio PDLED é comprometido com a qualidade, por isso trabalha apenas com produtos certificados e oferece perfis de LED que garantem maior eficiência luminosa aos clientes. Os consultores especializados do Studio estão preparados para auxiliar os clientes que precisam da elaboração do projeto luminotécnico, escolhendo as lâmpadas mais adequadas para cada finalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *