Notícias
Você sabe o que é Índice de Reprodução de Cor (IRC)?

Você sabe o que é Índice de Reprodução de Cor (IRC)?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Ao adquirir uma lâmpada convencional, é uma prática comum verificar o valor dos Watts para determinar o consumo de energia. Mas quando se trata do LED, é preciso prestar atenção em outros assuntos que vão influenciar na maneira como ele ilumina. O Índice de Reprodução de Cor (IRC) ou CRI, das siglas em inglês, é um dos fatores mais importantes que diferencia uma lâmpada LED da outra.

O IRC é a medida quantitativa que define a precisão com que as cores são reproduzidas sob a iluminação de uma lâmpada LED. Dependendo do ambiente onde determinado objeto se encontra e a luz que o atinge, ele será percebido de maneira diferente, logo, o IRC é uma forma de saber quão “natural” a cor desse objeto é representada com a luz. Na escala de 0 a 100, o IRC de valor máximo, ou 100% de fidelidade, é aquele que chegue mais perto da luz do sol ao meio dia. Ela é usada como método comparativo porque é o tipo de iluminação mais natural que existe.

Representação do IRC alto

IRC alto

Representação do IRC baixo

IRC baixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As lâmpadas LED com IRC 90 são as mais comuns no mercado e são ótimas para serem utilizadas dentro de um restaurante ou supermercado, por exemplo, já que são ambientes em que deve haver um alto nível de IRC para que a cor dos alimentos seja fiel à realidade. Quando o IRC está acima de 85 ele é considerado excelente, porém o valor mais alto sempre vai ser uma melhor representação das cores.

Ao planejar um projeto de iluminação LED para estabelecimentos comerciais, é importante levar em consideração o tipo de produto que é vendido e como a iluminação pode afetar a maneira como ele é representado. Por esse motivo é tão importante consultar especialistas que auxiliem na escolha da melhor lâmpada.

O IRC está relacionado à temperatura da cor?

A temperatura da cor de uma lâmpada é definida em graus Kelvin. Se o valor for baixo, como 2.700K, dizemos que trata-se de uma lâmpada “quente” porque ilumina com uma cor amarela quase alaranjada. Já 6.000K representa a luz mais branca ou “fria”. Esse fator não tem relação com o Índice de Reprodução de Cor já que ambos são independentes. Uma lâmpada LED pode ter um grau de 4000K e IRC 85, assim como um grau menor também pode ter o mesmo nível de IRC.

Consulte os especialistas da PDLED

Como já vimos, além do consumo de energia, existem outros fatores que definem a maneira como funciona a lâmpada de LED. Entre em contato conosco e deixe nossos consultores te ajudarem a realizar seu projeto de iluminação LED.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente