Notícias
Como utilizar o LED na iluminação direta e indireta

Como utilizar o LED na iluminação direta e indireta

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Há diversas técnicas de iluminação que podem ser usadas para atingir o objetivo desejado dentro de um projeto. Duas delas são a direta e indireta. Você já deve estar familiarizado com esses termos, pois são bem conhecidos. Mas é fundamental entender a diferença entre eles para iluminar de maneira certa o espaço.

A iluminação direta consiste em colocar uma lâmpada sem nenhum tipo de intermediário para clarear determinado objeto, criando sombras e variações de luz pelo espaço. Já a indireta é quando a luz está apontada para a parede ou teto, onde rebate e ilumina todo o ambiente sem variações e de forma mais suave.

O LED é um ótimo aliado dessas técnicas, porque está disponível em diversas temperaturas de cor, lúmens e Índice de Reprodução de Cor, adaptando-se a qualquer tipo de ambiente. Todos esses fatores são decididos durante a fase de planejamento de um projeto de iluminação LED, a fim de obter o melhor resultado final.

Iluminação direta

Essa técnica é mais utilizada em lugares onde são executadas tarefas que precisam de concentração, logo, são indicadas para escritórios, espaços de estudo e cozinhas. Nesse último espaço, há diversas formas de usar iluminação direta, como acima da bancada ou sob um armário. O banheiro é outro espaço onde sempre é uma boa ideia ter lâmpadas que ofereçam brilho suficiente, já que é onde passamos tempo em frente ao espelho, ou com cuidados pessoais.

A iluminação direta também é muito usada para fins decorativos, como é o caso do spot LED, comumente colocada no teto apontando um quadro ou algum outro objeto artístico. Em uma empresa, o spot pode ser implementado com o objetivo de destacar a logo na recepção, certificados, premiações e cases.

Iluminação indireta

Para um efeito menos intenso e mais suave ou aconchegante, a iluminação indireta é perfeita. É um tipo de luz que permite uma maior distribuição pelo espaço, e que dá destaque à lâmpada em si. Existem no mercado diversas opções de pendentes e abajures que são idealizados com esse propósito e que combinam com cada estilo.

É essencial que a fonte de luz indireta esteja posicionada em um lugar estratégico, para não ficar “perdida” entre outros tipos de iluminação. Por isso, os melhores ambientes para situá-la são salas, quartos, corredores e salas de jantar. A técnica de usar fitas LED escondidas no teto tem sido uma forma de iluminação indireta que ganhou popularidade nos últimos anos.

Por que escolher LED?

Os benefícios do LED vão muito além da adaptação a qualquer tipo de iluminação. LED é eficiência, economia na conta de luz, e ainda tem menos impacto no meio ambiente; por isso é o único material com o qual trabalhamos. Ficou interessado e quer saber mais sobre a iluminação direta e indireta? Agende uma visita dos nossos consultores! Eles irão fazer a combinação perfeita entre ambas e deixar seu espaço do seu jeito.

Deixe um comentário!

2 Comentários

  1. Becky says:

    Hi,

    Thanks for your time.

    This is Becky from GaoTerLED,a manufacturing and trading combo in Shenzhen, China.

    Main products: LED Strip, LED Floodlights, LED Tube, LED Downlights, LED Spot Lamps, LED G4 G9 Lamps, LED Corn Bulb

    Website: http://www.gaoterled.com , Email: [email protected]

    Hope have chance to cooperate with your company

    GaoTerLED

    • Fizzy Marketing Digital says:

      Hello!
      It would be a pleasure to enjoy your products. We have partners in china and on our next trip we could visit your factory, please send us your catalog, prices and customers to the email [email protected]
      Yours sincerely
      PDLED Team

Comente