Notícias
Homem trocando lâmpada | Como calcular a quantidade de lâmpadas necessárias para um ambiente

Como calcular a quantidade de lâmpadas necessárias para um ambiente

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Saber quantas lâmpadas é preciso usar por metro quadrado sempre é uma questão recorrente, tanto para quem está passando por uma reforma em casa quanto para profissionais. Como cada cômodo apresenta diversas variáveis (presença de janelas, cor escolhida para as paredes etc.), é aconselhável chamar um lighting designer para executar essa tarefa. Mas também é possível que você mesmo faça esse cálculo, e nós vamos te ensinar como.

Entendendo Lumens e Watts

Você já leu sobre a diferença entre lumens e watts no nosso blog, mas vale a pena relembrar rapidamente.

A medida em Watts refere-se à quantidade de energia consumida pela lâmpada, já o lúmen é a medida da luminosidade. O LED é o tipo de iluminação que menos consome, ficando ente 4 e 19W a depender da lâmpada, enquanto uma lâmpada incandescente pode consumir até 200W.

A eficiência luminosa de uma lâmpada é medida através da quantidade de lumens por cada Watt que é consumido. Dessa forma, quanto menor o número de Watts e maior o de lumens, mais eficiente é a lâmpada.

Quantidade de luz

A quantidade de luz é medida em lumens e lux. Enquanto o primeiro está relacionado à intensidade da luz, o segundo revela a quantidade de luz por metro quadrado. Quase todas as lâmpadas trazem o valor de lúmens descrito na embalagem.

Mãos à obra

Alguns ambientes como escritórios precisam de uma iluminação brilhante, enquanto em outros ela deve ser mais suave, como em um quarto. Por isso a quantidade de lux costuma ser diferente para cada cômodo. Para facilitar, a média de luz utilizada – sem levar em consideração outras variáveis – é a seguinte:

  • Cozinha: 300 lux.
  • Bancada da cozinha: 750 lux.
  • Quarto: 300 lux.
  • Banheiro: 300 lux.
  • Sala de estar: 300 lux
  • Área de serviço: 200 lux
  • Sala de jantar: 200 lux
  • Escritório: 300 lux

Depois, meça a largura e o comprimento do cômodo, e multiplique um valor pelo outro. O resultado dessa conta é a medida em metros quadrados (m²) do ambiente, o primeiro valor de que precisamos.

Para saber o valor de lux de uma lâmpada, é preciso calcular o valor de lúmens por Watts do produto: esse resultado é o segundo valor de que vamos precisar. Se você quiser usar mais de um tipo de lâmpada, vai precisar fazer uma conta para cada uma delas.

Dividindo o valor em m² do ambiente pelo número de lux, você descobre a quantidade de lâmpadas necessárias para o ambiente.

Por exemplo, caso a sua escolha seja uma lâmpada de LED 10W, com fluxo luminoso de 800 lúmen (lm) e eficiência de 80lm/W, para uma cozinha com 5m você vai precisar de 5 vezes o valor médio de lumens necessários, 1500. A lâmpada escolhida tem 10W e 80 lumens por W, que é igual a 800lm. Dividindo o valor de lumens necessário pelo valor de lm/W da lâmpada (1500/800) encontramos o valor de 1,875, o que significa que será preciso duas lâmpadas para iluminar o ambiente.

Cuidado com as variáveis

Os valores de lumens que demos aqui são os valores padrão, mas cada ambiente tem necessidades de iluminação diferentes. Paredes com cores escuras requerem mais luz, assim como tetos altos, então arredonde os resultados para cima. Escritórios, closets e banheiros também necessitam de mais brilho, ao contrário de quartos, salas de estar e jantar. Em ambientes que precisam ser mais iluminados, complemente o projeto com luminárias ou spots nos locais que demandam mais luz.

Lighting Designer no Rio de Janeiro

É importante lembrar que essas dicas podem não representar o ambiente que você deseja iluminar. Por conta disso, o indicado é sempre contar com um profissional para conseguir a melhor iluminação possível. A PD LED conta com lighting designers que podem te ajudar com essa tarefa, e com as melhores lâmpadas LED para iluminar a sua casa consumindo a menor quantidade de energia possível. Entre em contato e agende uma visita de nossos consultores para começar seu projeto de iluminação em LED.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente