Notícias
Mão de homem com fios elétricos e alicate | Você sabe o que é classe de isolamento para equipamentos elétricos?

Você sabe o que é classe de isolamento para equipamentos elétricos?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Todo equipamento eletrônico, e isso inclui a iluminação LED, precisa ter uma proteção contra choque elétrico. Essa medida de segurança é conhecido como classe de isolamento, uma norma estabelecida internacionalmente pela IEC 61140 (proteção contra choque elétrico — aspectos comuns para instalação e equipamentos).

A IEC (International Electrotechnical Commission) é uma organização internacional de padronização de tecnologias elétricas e eletrônicas. Suas normas são muito importantes para dar mais segurança aos equipamentos, como exemplo, o Grau de Proteção IP.

A IEC 61140 trata, especificamente, sobre os diferentes tipos de conexão do equipamento com a terra — o aterramento. Essa caracterização acontece em níveis, que são separados por classes.

Classe de isolamento 0 (zero)

Nesse tipo de classe, não existe um condutor de proteção (PE) entre a terra e as partes metálicas do equipamento elétrico.

A proteção contra os choques elétricos acontece pelo isolamento do próprio equipamento. Geralmente, os aparelhos que pertencem à essa classe são os eletrodomésticos, como televisão, ventilador ou rádio.

A IEC está em um processo de remover a classe de isolamento 0 dos padrões. Em muitos países, a venda desses produtos já é proibida, já que, caso aconteça qualquer tipo de pane, é possível que haja choque elétrico ou danos mais sérios.

Classe I

Os equipamentos dessa classe contêm um chassi que é conectado à terra através de um condutor de proteção (PE). Geralmente, o PE é identificado pela cor verde, ou pela combinação verde e amarela.

Caso aconteça alguma falha nesse tipo de isolamento, o equipamento gera uma corrente elétrica que passa pelo condutor de proteção.

Essa mesma corrente também passa por dispositivos como fusíveis e disjuntores, que atuam na proteção contra sobrecarga do aparelho. Eles cortam totalmente o fornecimento de energia elétrica ao equipamento.

Classe II

Essa classe também é chamada de isolamento duplo.Nesses dispositivos, não há a necessidade de um condutor de proteção ligado a terra.

Ou seja, caso aconteça qualquer falha elétrica, o isolamento permite que ela não resulte em tensões elétricas perigosas, isso tudo sem o uso de um condutor ligado a terra.

Para que aconteça esse isolamento, são utilizadas duas camadas de isolante nas partes que são energizadas. Alguns equipamentos também utilizam um material de isolamento mais reforçado para evitar riscos.

Em países europeus, todos os equipamentos que contenham isolamento duplo devem possuir essa informação em uma etiqueta no próprio aparelho.

Classe III

Todos os equipamentos que utilizam extra-baixa tensão são classificados como classe III. Isso porque a alimentação energética do produto é bem baixa, e uma pessoa pode entrar em contato com a área energizada de modo seguro e sem o risco de sofrer choques elétricos.

Geralmente, iluminação para piscina são desse grupo. O interessante é que, enquanto é exigido que as classes I e II tenham proteção extra, na III isso não acontece.

Invista em segurança

Agora que você conheceu os tipos de classe de isolamento, pode investir em equipamentos eletrônicos com mais segurança. Caso o eletrônico apresente pane, é importante que você entre em contato com o fabricante ou com alguém que entenda do assunto.

Apesar de você conhecer os três tipos de classe de isolamento, é preciso um conhecimento mais técnico para abrir o aparelho.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente